Perfumes: notas e famílias


Os perfumes têm o poder de mudar as nossas emoções, humor e até desencadear lembranças.

Contudo actualmente os aromas são também são usados ​​para definir caracter e personalidade. Sendo que para muitas pessoas, usar um perfume adequado é como usar uma peça de roupa. E se não colocamos até parece que nos falta alguma coisa, não é?

A verdade é que as fragrâncias tornaram-se parte de nós e seu papel não pode ser subestimado hoje em dia!


Aqui na Oriflame nós temos dezenas de opções quando se trata de perfumes, eau de toilette, colonias, etc . Na verdade até este momento são 91 as fragrâncias em diferentes formatos que a Oriflame possui .


Mas quantas vezes já olhaste para as notas do perfumes e não soubeste bem o que é que aquilo queria dizer?

Ou até gostavas de saber que tipo de perfume gostas, mas não sabes a que família pertence?


Ora é exactamente isso que te vou explicar hoje!

Para começar é importante aprenderes o que são notas de fragrancias! 

As fragrâncias são criadas usando três camadas de aromas. Esta trindade de notas trabalha em conjunto, e são elas: notas de topo, notas de coração e notas de base. Cada camada de notas serve então a um propósito distinto!

Ora as notas de topo são aquelas que sentimos primeiro. São normalmente aromas fortes que evaporam rapidamente devido à sua natureza volátil. Estas notas costumam ser fortes e frescas. Algumas das notas mais comuns encontradas em perfumes e fragrâncias são aromas de gengibre e cítricos. Estas são as mais comuns!

Depois de as notas de topo evaporarem vamos sentir as notas de coração. Portanto, estes aromas são vistos como o corpo ou o coração da fragrância.
Após a aplicação da fragrância as notas de coração podem levar de 2 minutos a uma hora para aparecer. Aromas de rosa e lavanda são as notas médias mais comuns!

As notas de base, bom estas são as notas que formam a profundidade de qualquer perfume. Depois de as duas primeiras notas não poderem mais ser percebidas, surgem as notas de base que mantêm os compostos juntos. Esses aromas profundos geralmente são sentidos após 30 minutos ou mais porque são de natureza pesada. Aromas extraídos de resinas vegetais, almíscar e vetiver são alguns dos principais exemplos de notas de base usadas para criar fragrâncias.

Para facilitar a descrição das fragrâncias foram criadas as famílias olfactivas, que são caracterizadas pelas notas, aqui subentenda-se ingredientes, mais dominantes na fragrância.

As principais famílias são:
- cítricos
- Florais
- Orientais
- Amadeirados
- Fougere
- Chypre, entre outras

E existem ainda as subfamílias. Mas não vamos complicar! Vamos-nos focar em analisar alguma das principais famílias!

Vamos começar pelos aromas cítricos, estes são conhecidos por serem considerados limpos e picantes. Por isso se gostas de frutas cítricas é muito provável que gostes de fragrâncias cítricas. Limão, mandarina, bergamota são assim dos mais comuns.

Depois temos os florais que são principalmente rosados ​​e estão associados a perfumes femininos. Eles são delicados e macios; e tem o poder de mostrar a tua personalidade e dar um apelo feminino.
Os mais comuns são à base de flores como jasmim, lírio, rosas e gardênia, podem ser usados verdadeiros bouquets ou apenas utilizar uma única flor.

Se fores uma pessoa que gosta de resinas de baunilha, almíscar então os aromas orientais são ideais para ti. Eles são mais poderosos que os aromas florais e cítricos e são ótimos para fazer uma declaração forte. São tipicamente femininos e adocicados.

Em relação aos amadeirados eles são responsáveis por notas mais fortes e profundas. Por exemplo as notas de sândalo e patchouli também têm esse apelo terroso e amadeirado.

Fougère são geralmente misturas compostas por lavanda, madeira, musgo de carvalho, cumarina e citrinos. Muito comum em perfumes masculinos.

Chypre também se trata de uma combinação específica como os fougère. Os chipres conseguem reunir a frescura dos cítricos com o calor do musgo e carvalho (amadeirado).

Como viste entender notas e famílias olfactivas afinal não é assim tão complicado!


Contudo, embora te ajudem a conhecer melhor os perfumes e consequentemente saberes quais fazem mais o teu género, a verdade é que não te deves prender a isso! 
O ideal é que te deixes levar pelas notas olfactivas e que viajes pelas notas olfactivas criadas pelo perfumista!



Comentários